Atividades
Ao todo estão previstas quatorze palestras e mesas redondas que
envoloverão temas de diversos temas.
PALESTRAS E MESAS REDONDAS
Ao todo estão previstas quatorze palestras e mesas redondas que envolverão temas como:
▪ A função social da fotografia, a teoria e a prática fotográfica
▪ O foto jornalismo em tempos de mídia social;
▪ O mercado fotográfico na era da foto digital;
▪ Fotografia documental como resistência e sobrevivência;
▪ Modos dever e o compromisso com a realidade;
▪ Imagem e memória;
▪ Fotografia, identidade e pertencimento.
CURSOS,WORKSHOPS E MENTORIAS
Curso “Fotografia e Bem Querer”, com João Roberto Ripper, propõe uma reflexão sobre a fotografia documental humanista e a relação entre Comunicação e Direitos Humanos. Apresenta a experiência de Ripper desenvolvida ao longo dos últimos 15 anos na formação de fotógrafos populares e no exercício da fotografia compartilhada.
Os Workshops ocorrerão conforme a disponibilidade dos convidados do evento e darão continuidade e vivência prática às temáticas desenvolvidas nas palestras e mesas redondas. As mentorias abordando questões técnicas, estéticas e expressivas relacionadas à imagem fotográficas serão realizadas durante as expedições fotográficas Descubra o ES, por um fotógrafo assistente, selecionado pela curadoria do evento.
APRESENTAÇÃODETRABALHOS ACADÊMICOS ELEITURADEPORTFÓLIO
Em parceria com a UFES– Universidade Federal do Espírito Santo, UVV- Universidade de Vila Velha, FAESA– Centro Universitário e IFES– Instituto Federal do Espirito Santo será elaborado um Edital de Chamamento, com modelo padrão de submissão de trabalhos para o Encontro de Fotógrafos, que serão apresentados durante o evento. Os artigos apresentados irão compor os anais do Encontro que serão disponibilizados online no site do evento. Curadores e fotógrafos com atuação internacional farão parte das leituras de portfólio dos participantes inscritos para essa modalidade.
CONCURSO FOTOGRÁFICO “BEM QUERER ES”
O movimento “A Cultura de Paz” teve início em 1999 através da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e empenha-se em prevenir situações que possam ameaçar a paz e a segurança– como o desrespeito aos direitos humanos, discriminação e intolerância, exclusão social, pobreza extrema e degradação ambiental utilizando como principais ferramentas a conscientização, a educação e a prevenção.
De acordo com a UNESCO, a cultura de Paz “está intrinsecamente relacionada à prevenção não violenta dos conflitos” e fundamenta-se nos princípios da tolerância, solidariedade, respeito à vida, aos direitos individuais e ao pluralismo. Inspirado no movimento “Cultura de Paz”, da UNESCO, o Encontro realizará um concurso fotográfico nas escolas públicas tendo como referência o programa “Estado Presente”, do Estado do Espírito Santo, e o projeto “Bem Querer Brasil”, do fotógrafo João Roberto Ripper, que conversam naturalmente com o movimento da UNESCO.
Comoparte deste concurso haverá um curso com fotógrafo José Roberto Ripper, direcionado às comunidades do Espírito Santo, alinhado com o programa “Estado Presente”. O Conselho Curador do encontro irá selecionar trinta fotos que serão expostas no decorrer do evento e irão a voto popular pelo Instagram. A mais votada receberá um smartphone entregue durante cerimônia de abertura do Encontro de Fotógrafos Latino-Americanos.
EXPOSIÇÕES FOTOGRÁFICAS
Previsão de quatro exposições fotográficas em galerias e espaços da Região Metropolitana de Vitória :
▪ Exposição emhomenagemaumfotógrafo Capixaba– GildoLoyola
▪ Exposição emhomenagemaumfotógrafo brasileiro– João Roberto Ripper
▪ Exposição sobre o Carnaval de Vitória ▪ Exposição do Concurso Fotográfico “Bem Querer ES”
APRESENTAÇÕES CULTURAIS COM PROJEÇÃO DE FOTOGRAFIAS
De terça-feira a quinta-feira, à noite, ocorrerão apresentações culturais para que os participantes e convidados conheçam as manifestações da cultura local como: • Apresentação dos pavilhões das escolas de Samba pelos Mestres-salas e Porta-Bandeiras com as baterias das agremiações. Apresentações também dos mestres e porta-bandeiras mirins. • BandasdeCongo; • Bandasdemusicaregional. Durante as apresentações serão projetadas as fotografias realizadas na expedição fotográfica Descubra o ES do dia.
COBERTURA DO CARNAVAL DE VITÓRIA2025
Nos desfiles do Carnaval de Vitória do Grupo A, que acontece na sexta-feira, e do Grupo Especial, no sábado, 28 fotógrafos capixabas, brasileiros e latino-americanos, selecionados pela curadoria do evento, serão credenciados e irão se revezar na cobertura fotográfica dos desfiles da escolas de samba no Sambão do Povo. As fotografias produzidas irão gerar uma exposição fotográfica prevista para circular em toda a America Latina e que fará parte de um projeto futuro. Os 50 primeiros inscritos para participar do Encontro de Fotográfos Latino-americanos também realizarão a cobertura fotográfica do carnaval posicionados nas mesas na área lateral a passarela do samba.
